sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Jóia rara



Quanta emoção, alegria, risos, gargalhas e conversas mais do que animadas. Discussões aqui e ali, mas super natural dentro de um ramo social. Um convite, uma presença, um beijo e um abraço apertado. Somos e seremos eternamente responsáveis.
Não há memórias e lembranças em que cada um deles não estejam presentes. Em todos os dias, foram eles que me fizeram rir e chorar. Quantas jóias raras, raríssimas me são pertencentes!
No mundo, quem é aquele que não tem um amigo, a mais bela forma de expressão do Divino? Sim, expressão, pois as amizades são as verdadeiras faces de Deus em mim, em ti e em vós.
Tanto já foi dito pra tentar definir o que é um amigo. São eles anjos ou nossa alma gêmea? Será que são eles os portadores da asa que irá fazer par com a minha para juntos alçarmos vôo e partir de encontro à liberdade? Mas a liberdade já é alcançada quando reunidos estamos; não há limites apenas um forte êxtase dentro de cada um ao manifestar todas as formas de contentamentos que em palavras não podem ser ditas.
Amigo, amigos quem os descobriu encontrou de fato um tesouro, o mais belo e raro tesouro.
É bem verdade o que as canções dizem:
“Não é preciso mais adormecer para sonhar com um anjo descendo do céu, basta você perceber que eu sou mais que um amigo fiel. Sou aquele que trás a alegria de Deus e a entrega direto em seu coração e com você vou sorrir e chorar, lado a lado vamos caminhar... Nós somos mais que amigos, somos anjos que o Senhor enviou pra você...”
“Amigos pra sempre, bons amigos que nasceram pela fé. Amigos pra sempre, para sempre amigos sim, se Deus quiser.”
E como Deus quer e deseja que nós, criaturas sua tenhamos amigos. Amigos que nos acolhem nos momentos de queda e de fraquezas; amigos que são refúgios quando temos medo; amigos que dão opiniões nos momentos de indecisões; amigos que são mais que amigos; que tem pré- disposição para qualquer situação.
“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”.
E essa sede é bem real. Como humanos, temos a necessidade de criar laços que não seja os familiares, tentar encontrar um alguém, ou melhor, um amigo que nos compreenda.
Como é importante, Deus nos fez portadores do grande tesouro, cuja pedra rara se chama amigo. De tamanho valor, essa preciosidade faz com que tenhamos responsabilidades de zelar e cuidar. Mas esse tesouro só existirá se nós sairmos pelo mundo para amigar, colocar em prática esta ação.
No caminho, enterrado em algum lugar, encontramos amigos de todas as formas, inclusive amigos que não são tão amigos, são parecidos, mas com o tempo notaremos que era só semelhança.
A jóia rara amizade possui características únicas, que o tempo nos ensinar a zelar, pois elas são frágeis e em qualquer descuido podem se acabar. Essa jóia rara se fortalece à medida que somos fiéis a ela. O tempo que ela irá durar vai depender de nosso cuidar. O amigo não suporta a traição, a mentira e a ausência. Sua sobrevivência depende da nossa fidelidade, do desejo salutar de cada parte de uma amizade.
Assim, faltam palavras para tentar definir o que é um amigo e por que ele se faz tão importante. A capacidade de nos aproximarmos um dos outros apenas para trocar afetividades nos faz humanos de tal forma que até chegamos a nos perguntar como. Uma força superior a nós, que permite imitarmos de certa maneira o Criador de todas as coisas. Digo imitar, porque a parti do momento que encontramos um amigo aprendemos a nos doar. Essa doação é total, nos faz dá a vida para salvar o grande amigo, fazer aquilo que Jesus fez. O Nosso grande Mestre deu sua vida para nos salvar; Ele fez isso porque era e é nosso amigo. Foi por amor aos pequeninos que sua vida a nós entregou.
Amizade é essa forma de amar o outro com seus defeitos e falhas. Amar alguém a ponto de nos motivar a transpassar barreiras para manter essa relação amistosa.
Encerro este pensamento com outro pensamento que define muito bem o que é amizade, o que é ter amigo.
“O amor é essa capacidade de ver o outro de forma diferente. No meio de tanta gente, alguém se torna especial para você e você se aproxima. O amor é essa capacidade de retirar alguém da multidão, tirá-lo do lugar comum para um lugar dedicado, especial. Alguém descobriu uma sacralidade em você. Amar é você começar a descobrir que, numa multidão, alguém não é multidão. Quando alguém se aproximou de você foi porque você gerou um encanto nessa pessoa. O outro se sentiu melhor quando se aproximou de você. A beleza da totalidade que você tem faz o outro melhor.”
São Luis, 18/ 07/ 2010
Aline Xavier Bras

Nenhum comentário:

Postar um comentário