sábado, 30 de abril de 2011

Oração


Oração é um momento em que nós, seres humanos nos dedicamos para um total liame direto com Deus. É uma atividade de interação e dinâmica, onde expressamos por inteiro tudo o que existe em nossos corações. É um momento de desabafo de algo que nos incomoda, de extravasamentos e porque não de partilha e agradecimentos a tudo o que Deus provê em nossas vidas?
Oração é um momento de retirada, um momento de encontro com o Diviníssimo Esposo de Nossa alma, onde a intimidade entre eu e Deus irá prevalecer. Intimidade esta onde irei falar e Deus ouvir, assim como Ele irá falar e eu, como humana tentarei ouvir e discernir o que o Pai Eterno tem a me dizer. É um momento mais aguardado por uma alma que visa Adorar e amar a Deus mais do que qualquer outra coisa. É momento em que clamamos a misericórdia e quando nos abrimos por completo, sem querer omitir nada (até mesmo por que Ele já sabe dos segredos de nossos corações), nos sentimos leves, querendo declarar o amor perfeito. A melhor definição do que vem ser oração, iremos encontrar na Palavra, aonde o próprio veio defini-LA, mostrando-nos como devemos nos preparar para este momento:
“Cheguemo-nos, pois confiadamente ao trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar graça de um auxílio oportuno” (Hebreus 4, 16)
Além disso, o Mestre nos mostra o que devemos pedir para está mais próximo dele:
“Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus- que a todos dá sabedoria liberalmente com simplicidade e sem recriminação- e lhe será dada. Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação...” (Epístola de São Thiago)
Mas é preciso ter consciência deste bem que é a oração; como foi dito na passagem anterior, é preciso ter fé, ser simples e humilde para que a oração brote do fundo de nossa alma, para que essa ferramenta (assim defino como exemplo) venha fazer-me o bem, e aqui confesso, que quando consigo sair do plano real e entrar realmente neste diálogo com Deus, vejo que nada mais exulta minha alma e a enche de alegria, porque realmente oro e ponho pra fora tudo o que há dentro de mim. É momento (principalmente nas Adorações), onde choro no colo do Pai até não mais ter lágrimas para serem derramas, momento de cura e de retirada de peso. Assim, afirmo com plena certeza que quando realmente me coloco em oração e não apenas emito palavras ao vento, este me faz o maior bem. É como diz Santo Agostinho: “Todo homem tem um vazio dentro de si, e esse vazio é do tamanho de Deus”. É na oração que esse vazio é preenchido.
São muitas as formas de está próximo de Deus, uma delas, a principal, é a oração além da leitura da Palavra. Mas para se sentir Deus verdadeiramente, é preciso ter aquilo que define Deus: amor. Se não somos capazes de amar, não somos capazes de estar próximo do Criador, porque Este é amor. Deus nos convida a amar a todos, ao próximo e à natureza, então como somos capazes de está próximo de Deus, se em nossos corações não sentimos o verdadeiro amor? Os mandamentos nos manda amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo. Logo, é preciso nos amar e amar o próximo, porque este é imagem e semelhança de Deus assim como eu.

Assim, encerro esse pequeno pensamento afirmando que a parti da oração e suas conseqüências, e mediante todas as dificuldades, eu quero ser uma pessoa livre que faz as vontades do Pai. Deus não impõe, Ele nos dá o livre arbítrio porque Ele não nos quer prisioneiros de um sistema criado pelo mundo e nem prisioneiro de nossa própria mente. Deus nos quer felizes e livres, semeando a semente que é lançada em nossos corações. Deus nos convida a ser seus protagonistas, a Evangelizar a e anunciar este amor gratuito e sem interesse. É essa a liberdade que procuro e desejo. Sejamos assim, em Cristo almas livres, por que Ele nos fez livres até mesmo para escolher o que desejamos.
 São Luis, 29/ 04/ 2011
Aline Xavier Bras


Nenhum comentário:

Postar um comentário