terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Então é Natal



O homem e a sua capacidade de transformar tudo o que lhe aparece à frente; o homem e o seu dom de fazer com que tudo passe por um grande momento de consumismo extremo; e, o homem e a sua capacidade de deturpar o belo, tornando este um simples momento preenchido de banalidades, alcoolismo e até mesmo momentos de pura hipocrisia. Meu consolo, saber que dentro deste arsenal de eventos, algumas poucas almas salvam este instante tão especial, vivendo verdadeiramente o Natal.
O natal, no qual as pessoas deveriam fazer de sua cidade Belém, de suas casas o estábulo e de seus corações a manjedoura; não passa de mais um dia dedicado a se fazer muitas coisas, menos, o que de fato deveria ser feito: lembrar-se do Menino Deus.
 Então, é assim o natal...
Não me coloco aqui como alguém exemplo a ser seguido nesta data especial, pelo contrário, tenho muito que aprender dentro das minhas próprias vivências e comportamentos, pois sei que muito deixo a desejar quando se trata de virtudes e comportamentos verdadeiramente cristãos. Mas, também reconheço que dentro de minhas limitações, tento com afinco viver o verdadeiro natal dentro de mim, lembrando que o Natal acontece primeiramente dentro de nós.
Escrevendo este breve texto, escuto a radiola do lado tocando o tipo de música que realmente, quem tem o mínimo de bom gosto, jamais se disporia a ouvir tamanha ofensa. Mas o que posso fazer além de expor meus pensamentos aqui nesta pauta?
A cada dia fico observando o rumo que a sociedade em geral vem tomando, torna-se claro que não apenas o natal, mas a própria Igreja Católica terá que ser cada pessoa, ou seja, a Igreja e ações do catolicismo deverão acontecer em nossos corações. Isso me faz lembrar o que Cristo dizia a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.” (Mateus 16, 18). A Igreja será nosso ser, nossa alma elevará a Deus, pois a Igreja que surge em nossos corações e que é praticado em nossos atos é a única Igreja que ninguém poderá derrubar. A Igreja será nossa alma, nós seremos Igreja dentro da Igreja. Quantos irão permanecer para comprovar o que digo serão bem poucos, ou, apenas os mais fortes e fiéis.
Mas, eu ainda acredito em mudanças, dentro de mim ainda resta uma esperança de que daqui a seis dias, uma mudança poderá acontecer, as pessoas podem mudar de conceito e adotar para si as práticas do cristianismo inicialmente pregado pelo próprio Emanuel. Utopia, talvez sim, mas “quem acredita sempre alcança” e “quem sempre esteve nunca pode partir” sem deixar uma mudança dentro do seu meio, do seu universo, da sua sociedade.
Então é Natal...
O Natal acontece dentro de mim!
São Luís, 25/ 12/ 2012
Aline Xavier Bras

Nenhum comentário:

Postar um comentário