segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quaresma de São Miguel Arcanjo 2010


REFLEXÕES DO RETIRO 



Segunda- feira, 09/ 08/ 2010
Motivação: Eleitos no amor
Leitura: Isaías 43, 1-6
Música: Eu sou um Jardim (Adriana)
Texto: Trecho da Encíclica Deus Carita Est
Promessa de Deus
·         Deus me resgatará sempre;
·         Nunca me deixará, estará sempre comigo

Ordem de Deus

·         Nunca temer ao que virá, pois Deus está comigo

Princípios que regem o Reino de Deus

Deus me aprecia e me ama e aos Seus olhos, eu sou preciosa, ou seja, tenho um grande valor.

Mensagem de Deus para mim hoje

Deus me ama e anseia por mim. Para possuir-me, troca grandes coisas tais como um reino. Aos Seus olhos, sou Sua jóia rara e, para preservar-me, faz com que saia ilesa de qualquer perigo que me circunda; pois Ele é comigo.

Como aplicar em minha vida

Está ciente de que Deus permuta reinos por mim. Devo abrir verdadeiramente meu coração por meio da oração para sentir profundamente esse imenso amor Eros que ao mesmo tempo é Ágape, que inflama meu seu. Crer fielmente que sou a menina dos olhos de Deus e que Este ama um eleito seu, assim como amou o povo de Israel.

Terça- feira, 10/ 08/ 2010

Motivação: Responder ao Amor de Deus

Leitura: Mateus 19, 16-22

Música: És sentido ( Shalon)
Texto: Coragem para dizer SIM a Deus (Rena Felix- Canção Nova)

Promessas de Deus

·         Seguindo os mandamentos e seus ensinamentos, terei um tesouro no céu

Ordem de Deus

·         Observar e cumprir os mandamentos;
·         Deixar tudo o que tenho e segui-Lo

Princípios que regem o Reino de Deus

Só Deus é bom. Se quiseres entrar na vida, observa o mandamento. Se quiseres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá aos pobres e segue-Me.

Mensagem de Deus para mim hoje

Não devo só seguir Seus mandamentos; devo está desgarrada de qualquer bem material ou não para ter a coragem de deixar tudo para segui-Lo. Fazendo isso, terei um tesouro no céu.
“Nu, vou seguir Cristo Nu...”

Como aplicar em minha vida

Dando o primeiro passo pra dizer um Sim verdadeiramente, sem medo e sem receio. Colocar em oração minha vocação, pedindo consentimento para discernir aquilo que Deus deseja de mim. Dizer sim como Maria, entregar-me a Ele e dá valor à minha existência, fazer-me oferta viva.

Quarta- feira, 11/ 08/ 2010

Motivação: Sois uma carta de Cristo

Leitura: 2 Coríntios 3, 3

Música: Sei que terei mais (Suely Façanha)

Texto: Com Poesia (Roberto Amorim)

Inicio de manhã cheio de erros e contratempos. Tenho a oportunidade de dirigir-me à Igreja para ao meio dia rogar o Angelus ao som do toque do sino. Oro o terço da misericórdia diante de Jesus crucificado, onde cada pequena oração me fazia sentir no fundo da alma uma imensa dor em ver o quanto Jesus se deixou chagar por amor a mim. Uma dor que me fazia ver bem claramente o tamanho da misericórdia de Deus por mim.
Hoje, Deus me presenteou com sua presença. Na face de um pobre, eu recebi a graça de vê-Lo. Não era um pobre de rua, mas Deus presente neste pobre, pobre esse que tive a honra de beijar e ser beijada.

Promessas de Deus

·         Fazer-me carta de Cristo, cuja mensagem será redigida em meu coração;
·         A carta será direcionada a mim, eu sou a carta

Ordem de Deus

·         Reconhecer que sou a carta de Cristo;
·         Está ciente o conteúdo gravado em me coração;
·         O Espírito de Deus vivo está em mim;
·         Ser sal da terra e luz do mundo

Princípios que regem o reino de Deus

·         Vós sois uma carta de Cristo

Mensagem de Deus a mim hoje

Como carta, devo ler o que Deus escreveu em mim. Dá sentido a cada palavra; permitindo que cada letra ganhe vida por meio de minhas ações que devem expressar verbal e visualmente cada manuscrito redigido nesta carta cujo autor é o Divino. Viver a palavra, mesmo que tudo eu venha perder e ter sempre Deus como caminho, verdade e vida.

Como aplicar em meu dia a dia

Sendo poetisa do Senhor, assim como sou a menina de seus olhos. Por meio de minhas orações e na vivência da palavra e oração, devo expressar ao próximo à Deus, que  vive em mim. Seguir o caminho que é Fonte de vida. Seguir sempre O Caminho, a verdade e a vida

Quinta- feira, 12/ 08/ 2010

Motivação: Aprender com Maria, mulher Eucarística

Leitura: Apocalipse 12, 1-2, 5-6


Música: Todo Teu (Davidson Silva)

Texto: Maria, Mulher Eucarística (S.S João Paulo II)

Promessas de Deus

·         Seremos regidos por um único Rei;
·         Deus prepara um lugar para seus filhos;
·         Maria (Igreja) dá a luz a servos fiéis

Ordem de Deus

·         Alimentar-nos das suas palavras assim como Maria
·         Como Maria, devemos aceitar a dádiva de ser sacrário vivo e “gerar” em meio as dores e tribulações aqueles que irão integrar a nação como adoradores e seguidores da palavra de Deus.

Princípios que regem o reino de Deus

·         Deus entrega seu único filho para remir o mundo dos pecados e salvar a nação;
·         Deus nos dá um modelo de vida e sacrário;
·         Por meio de Maria, somos envolvidos para alcançar Cristo.

Mensagem de Deus para mim

Tenha Maria como modelo de vida. Aprenda com Ela a ser sacrário, absorvendo por meio da oração e a intercessão da Virgem, consolações nas provações e tribulações para enfim, compreender a predileção de Deus para comigo assim como Maria, capela do Santíssimo foi para Deus: a privilegiada, que sem medo uniu-se corpo e alma a Jesus.

Como aplicar em minha vida

Ao passo de Maria, tornar-me semelhante a Ela, que soube em sua humildade familiarizar-se com o Senhor. Saber dizer sim, como Ela e ser fiel à missão concebida. Maria, mãe e modelo de um estilo de vida, que adora e ama em meio ao silêncio. A seu exemplo, mesmo em meio às aflições, serei motivada pela fé, comungar e receber Jesus no coração e anunciar assim as palavras que levarão Àquele que salva.

Sexta- feira, 13/ 08/ 2010

Motivação: Chamados à Unidade
Leitura: João 17, 1-26

Música: Canção da unidade (Mensagem do Brasil)

Texto: Trindade Humana (Roberto Amorim)

Fruto das reflexões que fizeram parte deste retiro, eis que no dia de hoje, a exemplo de um grande amigo, que sem saber, por intermédio de uma única frase, me motivou a penetrar o máximo possível nas reais razões deste retiro. Hoje, seguindo esse modelo de adorador, me vi mais do que motivada a rezar o Santo Rosário, não apenas no intuito de resgatar as virtudes que em mim clamam para ser expressa no mundo exterior, mas principalmente, inserir-me de corpo e alma nos mistérios gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos. Mistérios esses que fizeram parte da vida de Jesus, Maria e dos grandes Santos que souberam aplicá-los em suas histórias de salvação. Como eles, por meio do Santo Rosário, viverei ao meu possível os mistérios que farão eclodir minhas virtudes naqueles que estiverem em torno de mim.
“Por meio do santo Rosário resgatarei essa virtude” (Roberto Amorim)

Promessas de Deus

·         Terei a vida eterna entregando-me a Deus;
·         A mim será concedido a glória eterna;
·         Se eu for fiel, tudo o que pertence a Deus pertencerá a mim;
·         Não serei do mundo, mas de Deus;
·         Serei preservada de todo mal;
·         Serei Trindade Santa

Ordem de Deus

·         Glorificar Deus aqui na terra reconhecendo-O como único e verdadeiro;
·         Proclamar o nome do Senhor aos homens (evangelizar)
·         Ser Trindade Santa
Princípios que regem o reino de Deus
·         A vida eterna consiste em que conheçam a tudo um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste;
·         Ser em Deus e Deus em mim

Mensagem de Deus

Amo-te tano filha minha, e a mim deves dá glória. Entreguei a ti um modelo de vida (Maria) e um Salvador, para que os conhecendo, busque o alto tornando-se santo.Busca tua salvação sendo expressão de minha face, pois tu não pertences a este mundo; você é minha, somente minha. Por pertencer a mim, dou-lhe a missão de levar aos homens minhas palavras e minha existência. Dou a ti a graça de alcançar a Trindade Santa, de viver em mim, pois em ti Eu já vivo. Ide e anunciai o meu evangelho.

Como aplicar em minha vida

Aprofundando-me mais nas escrituras e nas orações. Tomando conhecimento de que o tudo posso naquele que me fortalece, pois não sou deste mundo, mas sim criatura cuja a única razão de existir é Deus. Ser sacrário e pescar, resgatar almas para Deus. Alcançar a santidade, vivendo os Mistérios e expressando verbal e visualmente minhas virtudes por intermédio do Santo Rosário.

Sábado, 14/ 08/ 2010

Motivação: Torna-te modelo

Leituras: 2 Coríntios 4, 12

Música: Eu não quero só dizer amém (Nelsinho Correia)

Texto: Onde estão os adoradores (Roberto Amorim)

Hoje, durante uma oração, pude visualizar uma imagem que me fez sentir, mas do que amada. Visualização que deixou claro para mim o tamanho da misericórdia de Deus.
Contemplava Jesus crucificado, chagado e imolado. Jesus abriu seus olhos e olhou bem no fundo dos meus olhos e aos poucos, cada cravo ia caindo no chão. Jesus desceu da cruz e ainda olhando para mim, abriu um sorriso e veio me acolher em seus braços. Juntos, saímos da Igreja e formos às ruas, onde cada pobre era acolhido, purificado e libertado de todo o mal e pecado. Eu acolhia Deus em mim, assim como também acolhia o meu próximo.

Promessas de Deus

·         Mesmo que não me ame, ti amarei;
·         Deus sempre estará aguardando o meu retorno;
·         Sempre que precisar, poderei repousar em seus braços;
·         Ele manterá a porta do céu aberta para mim e aos demais que conseguir pescar para o seu reino;
·         Deus proibiu o inimigo de reservar um lugar no inferno para seus servos, pois no céu há lugar reservado que espera e anseia por mim.
Ordem de Deus
·         Resgatar alma que se desviaram do caminho de Deus para o reino;
·         Pescar novas almas para o Senhor;
·         Amar, adorar e esperar por aqueles que não adoram, não esperam e não amam;
·         Usar de minha juventude para encher a casa de Deus de servos adoradores;
·         Valorizar a Eucaristia;
·         Ser ornamento do Senhor
Princípios que regem o reino de Deus
“Em nós opera a morte, e em vós a vida.”
Mensagem de Deus
Não importa quantas vezes eu caia, deus estará ao meu lado para acolher-me em seus braços. A Ele pertenço e por essa razão, Deus confia a mim a missão de adorar em dobro: por mim e por aqueles que não adoram. Tenha a honra de ser filha fiel, conhecê-lo e assim beber da água que jorra da fonte de vida.
Como aplicar em meu dia
Adorando, amando e esperando pelo Senhor com toda a minha força e com toda a minha alma. Procurando não dizer apenas amém, mas levando em prática tudo que coloco em oração; pois esta é a fonte de energia que fortalece meu ser, meu espírito. Essa energia adquirida por meio da adoração e oração deve ser gastos nas minhas ações, que consiste em colher frutos bons para a Igreja e transformar os frutos ruins em frutos bons. Levando-os para casa de Deus, onde feridas serão curadas e os olhares de todos estarão direcionados para um único ponto: o Senhor.
Fazer de minha fé ação para encher a casa de nossa Divinissíma Esposa de adoradores.
Eu não quero só dizer amém, quero ser luz no mundo e sal da terra. Quero pastorear, evangelizar, proclamar, ser oferta viva no altar do Senhor. Quero ser templo vivo para levar o Senhor comigo.
Aline Xavier Bras


Nenhum comentário:

Postar um comentário