quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lançar-me no coração de Jesus


Todo  homem é capaz de Deus, porque este foi criado à imagem e semelhança do Verbo que se fez carne e cravou todos os nossos pecados em um madeiro.


Estou aqui para partilhar com cada um de vocês aquilo que o Espírito Santo colocou dentro de mim no decorrer da semana.
A pregação tem por tema: Lançar-me no coração de Jesus. Eu pergunto a cada um: em que consiste esse lançar? Será que comparecer às missas todos os domingos, lerem a Palavra ou participar semanalmente de grupos religiosos é se lançar no mar do coração de Jesus? Eu digo que não, e abrindo a Palavra em Lucas 1, 38 teremos um exemplo claro do que vem a ser esse lançar.
Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’. E o anjo afastou-se dela”.
“Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Olhando nas  entrelinhas, encontramos  a preciosidade  do sim, a verdadeira confiança de acreditar sem ver, de se entregar e se despojar nas mãos de nosso Pai. A vontade de Deus antes da nossa. Ele sabe o que é melhor,  reserva o bom para cada um de nós, tanto é que Ele nos fez imagem e semelhança. Maria se lançou neste mar. Uma jovem que deveria ter em torno de 15 anos recebeu a missão de ser mãe do Salvador. Imaginem o estado de choque em que essa mulher se encontrou. O amadurecimento dela em não se desesperar em ser mãe sem nem mesmo ter conhecido um varão. Maria, com seu silêncio sentiu medo, a lei poderia condená-la, mas ela não se preocupou, em silêncio, apenas aceitou sua missão de trazer ao mundo Jesus.
Além de Maria, temos também outros exemplos de homens que simplesmente se lançaram verdadeiramente ao coração de Deus: Abraão quando foi colocado à prova, tendo que oferecer seu único filho Isaac em holocausto; Jacó, um grande patriarca que chegou a lutar com um anjo para receber uma benção e vindo para a atualidade cito aqui, São Francisco de Assis, Santo Antonio, Madre Teresa de Calcutá; pessoas que deixaram tudo para viver a pobreza, acolhendo os pobres e necessitados, e assim temos  tantos outros que deixam tudo e simplesmente mergulham no coração de Jesus. Vivem o evangelho na prática, levando a palavra e construindo a civilização do amor.

O Beato Papa João Paulo II, logo que foi eleito papa disse: “Viajarei por onde me chamarem as exigências da fé e dos valores humanos”. E esse papa, conseguiu unir diversas nações, conseguiu incendiar os corações dos jovens para uma devoção a Deus, motivou a formação dos santos de calça jeans que comem hot-dog e bebem coca-cola, que vão ao cinema e jogam futebol.
Lançar-se no mar do coração de Jesus é não temer atuar no mundo onde o pecado se enraíza, é ter um olhar holístico e identificar os sedentos do Amor verdadeiro, é ser o protagonista do Evangelho e ter a ousadia de ir ao encontro dos necessitados, levando uma palavra de amor, um pouco de carinho... É doar-se por inteiro em prol de uma vida salutar e contemplativa.
São Luís, 28/ 07/ 2011
Aline Xavier Bras

Nenhum comentário:

Postar um comentário