quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Afinal, quem é Deus?

 Hoje tenho a honra de partilhar com todos os seguidores deste blog uma linda palavra que a jovem Nadja de Lourdes teve a honra de nos conceder em uma das muitos pregações que ocorrem nos encontros do Ministério Universidades Renovadas.

Palavras que nos edificam, palavras em que Deus deu a essa jovem, que dobrou seus joelhos e perguntou o que Ele queria nos dizer.
É com muita felicidade que trago aqui esta obra prima que muito nos ensina,palavras sopradas pelo Espírito Santo de Deus!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.   (16, 13-17)
Glória a vós Senhor!
“Jesus chegou à região de Cesaréia de Filié, e perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista, outros; que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.” Então Jesus perguntou-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Jesus disse: “Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu”.”
Analisando a resposta da primeira pergunta feita por Jesus percebemos que as referências de quem é o nosso Senhor Jesus são boas e até respeitáveis (“Alguns dizem que é João Batista, outros; que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.”). Porém aí  há um sério problema: Todas essas referências não revelam quem de fato Ele o era. Mas então Jesus faz uma segunda pergunta e Simão, de muito espontâneo que era, logo responde que Jesus era o próprio Messias, Filho do próprio Deus.
É interessante frisar que nos dias atuais como algumas pessoas falam muito bem de Deus, “enchem” o nome de Deus de elogios, mas poucos parecem conhecê-lo de fato. Falam que Deus é bom, misericordioso, fiel, que “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” e que por Ele ser tudo isso nunca haverão de sofrer, passar por momentos difíceis e que então a vida será um mar de rosas, e por aí vai. Ou seja, muitos têm até tem bons pensamentos a respeito de Deus, mas que no meio deles muitos pensamentos estão errados, distorcidos.
Quando refletia por essa passagem vinha muito forte ao meu coração a palavra intimidade. Torna-se íntimo de alguém significa conviver, compartilhar momentos sejam eles bons ou ruins com essa pessoa. Reconhecer o Senhorio de Jesus não deve ser apenas da boca, mas é algo que deve ser vivenciado no nosso dia-a-dia, e como sabemos, ser cristãos nesse “mundão”aí não é uma tarefa fácil. E é por isso que muitos não conseguem permanecer em Cristo e até abandonam sua caminhada na Igreja.
Nosso saudoso Santo Agostinho já nos dizia: “Só amamos aquilo que conhecemos”, portanto, a maneira de conhecer e estabelecer um conceito de algo está em função de termos interação com tal objeto. É claro que definir Deus é algo impossível,  é impossível conceituarmos o infinito. Podemos perceber isso claramente quando vemos ou lemos o conceito de alguém quando fala a respeito de Cristo: na maioria das vezes o que falam é subjetivo, parcial e incompleto.  E é aí que vejo que Cristo é algo que deve ser vivido, só assim poderemos conhecer esse nosso Deus, pois somente Ele mesmo pode nos revelar quem Ele realmente O é, como Jesus fala a Simão na passagem: “Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu”. Ele não pode ser definido, mas sem dúvidas podemos atribuí-lo suas devidas características: “pão vivo que desceu do céu”, “o bom pastor”, “a luz do mundo”, “caminho, verdade e vida”, enfim; para isso não faltam palavras não é mesmo!?
Daí então resta a pergunta: “O que temos feito para buscar conhecer a Deus? Estamos buscando no lugar certo? As nossas amizades nos ajudam a conhecê-lo? Temos verdadeiramente nos dedicado a isso”?
Deus mais do que qualquer um deseja tua amizade, fazer parte da tua vida, afinal ele quer ser conhecido.
Falando brevemente um testemunho meu, no começo desse ano de 2011 eu comecei a estudar num cursinho pré-vestibular. E em um belo dia nesse cursinho quando cheguei na sala de aula encontrei uma amiga minha de infância, e que por sinal eu a considerava minha melhor amiga.  Fiquei muito feliz, é claro! Começou a aula e eu já aguardava ansiosamente para que ela terminasse logo e quando a aula finalmente tinha acabado fui correndo atrás dela pra matar saudades. E toda empolgada comecei a falar com ela dizendo que eu era uma velha amiga de infância e que estava muito feliz de vê-la novamente e foi quando eu tomei um balde de água fria: ela simplesmente não me reconheceu, nem vagamente ela lembrava de mim.
Pode parecer engraçado, mas nesse dia eu fiquei muito triste. E ficava me reclamando: “Como ela pode ter esquecido de mim, se a gente brincava tanto lá no parquinho da escola, se falava quase todo dia?!” Mas aí foi que caiu a ficha e parei para enxergar com outros olhos: “Quanto tempo se passou, quantos aniversários ela já teve, quantos momentos da vida dela se passaram e eu não estive junto pra acompanhar? Se bem que até faz sentido ela não lembrar de mim”.
Da mesma forma é na nossa vida cristã, quantas vezes buscamos uma vivencia com Deus só de vez quando em alguns domingos quando vamos à casa do Senhor e acabamos que não saímos da superficialidade para ter uma intimidade com Ele? Conhecer, viver em comunhão com Cristo deve ocorrer no nosso dia-a-dia, é dividir momentos e sentimentos com o amado, assim como era Pedro, que estava sempre caminhando com Jesus. Não dá pra ser de Deus somente quando colocamos os pés na igreja e vamos à missa se quando saímos dela nos esquecemos dEle e a nossa não muda em nada! Ser um cristão católico é quando vamos à missa e ao sairmos dela, a missa continua ocorrendo dentro de nós mesmos! É de fato, um estilo de vida!
E o que acontece quando enfim entramos em intimidade com Deus? Continuando a ler a passagem no versículo 18 lemos: “Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que for ligado na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.” O que quero lhe mostrar através desses versículos, é que a partir do momento que você conhece a Deus e passa a vivenciá-lo diariamente, você e o amado passam a partilhar dos mesmos sonhos. O sonho que Jesus nos fala nessa passagem é a própria Igreja, a noiva do Senhor. E como vemos aí ele confia essa missão nas mãos de Pedro. Da mesma forma que acontece com Pedro, Deus também nos confia sonhos. Sonhos das quais nada e ninguém poderá frustrar. Comece sonhando os sonhos de Deus e quando você menos esperar será o próprio Deus quem estará sonhando os teus sonhos. Falando por experiência própria, posso dizer que de todos os sonhos que um dia tive e guardei em minhas mãos, vi todos eles serem fracassados. Mas aqueles sonhos que entreguei nas mãos de Deus, eu ainda possuo e mais do que isso, dia após dia eu vejo o Senhor realizando na minha vida. Deus é Fiel!
A paz do Senhor e o amor de Maria estejam com você.

Um comentário:

  1. Amada, linda palavra!!!
    É Deus, nosso Senhor, agindo por meio do Espírito Santo!!!

    Paz e bem!!

    ResponderExcluir