sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cruzada Contemporânea




            No mundo contemporâneo nos deparamos com diversas informações que direta e indiretamente influenciam o nosso caráter, pensar e até mesmo forma de se portar; pessoas mudam suas personalidades sem perceber, para adequar-se a um sistema moderno que chega a ditar regras à sociedade. Em outras palavras, venho afirmar que muitos, acabam por travar dentro de si uma batalha de consciência para adaptar-se a este meio social que de certa forma nos é imposto.
Nesta batalha, vale lembrar que não estamos sozinhos. A Igreja vem insistentemente abrindo nossos olhos para esse perigo; cristãos perspicazes que estão preocupados com o futuro da humanidade como o todo, têm apontado claramente o perigo social que definem a sociedade atual e futura. Vejo que alguns devem está se perguntando: que batalha é esta?
A mídia atual vem impregnando o nosso ambiente social de informações que deturpam a maneira correta e humana de se portar. São palavras com caráter ofensivo, são roupas que expõem o templo que é o nosso corpo, são atitudes que infelizmente chegam a colocar o nosso real valor em uma vala qualquer. Percebe-se de forma clara que há um incentivo à impureza, atitudes indulgentes, desvalorização de si. Ou seja, nossa sociedade passa por um distúrbio de moral no qual o mal se apossa e toma o controle da situação. Mas como cristã, me sinto no dever de expor este pensamento.
Você que é cristão, já parou para pensar de que forma você encara tantas informações lançadas pela mídia? Já parou para observar que nos últimos tempos houve uma mudança de valores morais e éticos? E qual sua postura diante deste fato que agride profundamente a nossa afetividade?
Desde já meus queridos, é preciso que compreendamos que nós, que nos denominamos cristãos passamos por uma constante batalha. Batalha do corpo e da alma, batalha que faz juz à nossa existência cristã de termos sidos criados por Deus. Mas como resistir a tudo isso? Como não se deixar seduzir pelas bem aventuranças que o mundo vem oferecendo diariamente? É preciso compreender que Deus não nos pede para viver fora de nossos tempos, muito pelo contrário, já dizia Beato João Paulo II: precisamos de jovens santos que usam calça jeans e comem hot-dog...! Ou seja, a própria Igreja nos dá meios e forças de vivermos a contemporaneidade sem perder a modéstia, sem perder a alegria que um parque de diversão ou um cinema tem a oferecer. Em outras palavras, a Igreja trabalha pelas almas, principalmente por aquelas almas que vivem em estado de graça, que de forma sobrenatural vive a preservação daquilo que temos de mais precioso: a castidade. Mas para isso, é preciso querer ser ajudado e saber resistir às tentações que nos rondam diariamente. Assim como o homem alegrou-se na lei de Deus, ao mesmo tempo, nos alegramos com a lei do pecado, não porque desejamos, mas porque somos fracos e a carne humana é frágil. Diante desta fragilidade, o inimigo acaba por nos bombardear com informações e situações que para muitos que não foram fortes, já se tornou algo natural e comum. Nisso, precisamos ser espertos e entender que nós somos capazes de resistir. Temos exemplos de santos que souberam dizer não, ter personalidade própria e cristã para resistir a tudo o que o mundo veio oferecendo ao longo de suas jornadas, ou seja, conseguiram ser o oposto que o mundo insistentemente veio querendo e quer. Diante de tudo o que já foi dito, venho afirma também que o real objetivo desta cruzada contemporânea é deixar claro que esta é uma luta que não pode ser evitada, pelo contrário, precisa ser vivida de forma intensa para que venhamos crescer espiritualmente; para provarmos que a virtude pode se opor ao vício. E asseguro aqui, que nesta batalha, sempre aparece aquele que mostra que tudo é possível e que não existe batalha que não possa ser vencida.
Desta forma, encerro afirmando que viver uma batalha com unhas e dentes é uma emoção. Viver a batalha do corpo e da alma é preencher-se de ações e momentos que gera uma adrenalina inesquecível de viver o oposto desejado pelo mundo, e como diz a canção, “e colidir com o mundo e ficar de pé”!
São Luís, 02/11/2012
Aline Xavier Bras

Nenhum comentário:

Postar um comentário