domingo, 16 de outubro de 2011

Verdades fundamentais da devoção à Santíssima Virgem


 Essa formação não pode começar sem antes focar o que vem ser a passagem mais forte de todo o tratado:
“Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é por Ela que deve reinar no mundo” (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria- São Luis Maria Montfort)
Esta pequena citação vem deixar bem claro o que somos: filhos de Pai e Mãe. Não somos bastados e, como todo bom filho, temos “carências” em que somente o colo de mãe pode nos fornecer. É por essa imensa carência que existe uma necessidade de sermos devotos da Virgem, é nesse entregar-se diretamente a Jesus Cristo que consiste a verdadeira devoção àquela que esmagou a cabeça da serpente.

Jesus Cristo é o principio e o fim de todas as coisas, mas dentro de todo esse percurso, Maria vem ser o caminho mais curto a ser seguido. Com o objetivo de nos levar somente a Ele de modo direto, é feita uma conexão por meio de votos, consagração cujo objetivo é proporcionar o alcance de uma imitação, selando uma intimidade. Desta forma, é preciso ter ciência que devoção é diferente de adoração. A devoção não pode ter outra intenção a não ser levar-nos a ter uma experiência profunda com Cristo. Mas assim como devemos saber diferenciar devoção de adoração, também é essencial conhecermos aquele(a) a quem somos devotos. Aqui lanço uma pequena reflexão: Como falar de Jesus sem lembrar-nos daquela que o gerou?
“A maior parte dos cristãos, mesmo os mais instruídos desconhecem a ligação imprescindível que existe entre vós e vossa Mãe Santíssima.”(Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem)
Sabemos que Maria, concebeu Jesus diretamente do Espírito Santo de Deus, mas existem características não só biológicas entre Mãe e Filho. É interessante abordarmos aqui algo que talvez seja polêmico, mas que não deve ser descartada: comportamento é adquirido por meio da observação, de acordo com o espaço em que vivemos; ou seja, postura é algo cultural. Dessa forma, podemos concluir claramente que Jesus tinha características (forma de falar, forma de agir, educação...) adquiridos por Maria.
 Um dos meios de  expressarmos essa devoção, esse liame direto com o divino é o santo rosário, oração que nos faz meditar sobre toda a vida do Salvador, desde a anunciação até o momento em  que Este institui a Eucaristia. Assim, diante de um estudo aprofundado veremos que o Senhor deseja que nós venhamos chegar a Ele por meio de sua mãe, foi um pedido do Mestre: “Mulher, eis aí o teu filho e filho, eis aí a tua mãe.” (Jo 19, 26-27).
O Verdadeiro Tratado de devoção à Virgem nos diz que pertencemos a Jesus Cristo e a Maria na qualidade de escravos, mas porque escravo, não seria um termo muito forte? Sim, é um termo muito forte e que pode ser explicado de forma clara e direta. Por meio da escravidão, pertencemos completamente do outro (no caso, Maria), até o ultimo dia de nossa vida sem esperar recompensa alguma do nosso servi, ou seja, tudo o que fazemos é gratuito, porque somos escravos de Maria por natureza e por amor. Diante de toda essa situação, mas uma reflexão nos é dada: Se todo o nosso servi não for ofertado a Deus, de que valerá?
O ser humano, por causa do seu pecado tem grande dificuldade em conservar  estado de graça que recebemos diariamente. E, foi sabendo disso que Jesus nos confiou à Virgem, porque é por meio dela que o Espírito Santo toma total posse de nossa alma. Devemos nos abandonar por completo assim como Maria deixou-se abandonar. É preciso deixar-se seduzir pelo Amor salutar e percorrer os caminhos mais curtos para se chegar a Ele.

São Luís, 16/ 10/ 2011
Aline Xavier Bras

Nenhum comentário:

Postar um comentário