domingo, 15 de maio de 2011

Ser livre

O que é ser livre? Em que consiste a liberdade? Eu sou livre?
Perguntas difíceis de serem respondidas, mas que podem ser questionadas. Diante dessas três perguntas me vêm uma certeza: ser livre não é fazer aquilo que se quer ou se deseja fazer; ser livre vai muito além do que imaginamos e não consiste só em uma pessoa, consiste também em ver o meu próximo.

Liberdade, segundo o nosso amigo Aurélio diz que é a “faculdade de cada um se decidir  ou agir segundo sua própria determinação”. Mas sabemos que dentro das condições humanas, não somos livres por completo, existe um sistema a ser obedecido, leis a serem cumpridas e o próximo a ser respeitado. Então, analisando o termo liberdade pelo lado social, nós não somos plenamente livres. Não somos livres porque há um  conjunto de regras e leis que devem ser cumpridas, nos põem limites, não permitindo que façamos aquilo que almejamos.
Mas existe uma liberdade que não há lei humana que possa tirar,  é a liberdade em Deus, naquilo que Ele, como pai nos concede.
Livre sou...
Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, o ato de fazer aquilo que apenas desejamos, mas no dando o direito de escolha. Para melhor entendimento, cito aqui Adão e Eva. Ambos tinham toda a liberdade de ir e vir, mas Deus colocou uma condição, a árvore do conhecimento do bem e do mau. Analisemos essa questão da seguinte forma: com essa determinação, ou regra, Deus só queria mostrar à sua criação que junto com toda a liberdade os homens também teriam responsabilidades. É dentro dessa liberdade concedida por Deus Pai que fazemos nossas escolhas, independente de  condições e regras humanas. Por mas que elas nos imponham algo, a certeza de que temos uma intimidade com Deus nos faz livre. Poderiam me perguntar agora se cumprir os mandamentos não seria uma forma de não ter a liberdade, de estar preso a uma lei assim como as humanas. Respondo esse questionamento da seguinte forma: os mandamentos nos mostram justamente o verdadeiro sentido da liberdade aliado às responsabilidades que arcamos por Deus ter nos dado sobre nenhuma imposição a liberdade plena.
Os mandamentos são algumas regras que Deus colocou para que os homens, diante de seu livre arbítrio e de suas responsabilidades pudessem obedecer por livre e espontânea vontade. Deus não nos obriga, mas ele nos dá a opção de escolher cumprir ou não as leis básicas dos mandamentos, que visam uma única coisa, nos aproximar mais Dele.
Meu Deus e meu tudo, em Ti sou livre

Assim, encerro este pequeno pensamento com a canção Hoje livre sou:

Presença forte em mim, eu posso dizer: habitas aqui. Porque escravo eu fui e hoje eu sou mais livre aos teus pés.
Sentido na vida a minh’alma encontrou, Tua mão poderosa veio e me libertou. Agora eu posso declarar: Hoje livre sou!
Tenho sede da Tua graça, cada dia mais. Sou mais forte e vou mais longe quando aqui estás. Com palavras de amor te adoro Senhor: Hoje livre sou!
Meu tesouro, minha herança, meus Supremo Bem. Nem tribulações nem dor podem nos separar. E jamais irão romper o que o amor seleou: Hoje Livre sou! (Walmir Alencar/ Rodrigo Pires).
São Luís, 15/ 05/ 2011
Aline Xavier Bras

Nenhum comentário:

Postar um comentário