sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A oração




           “Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus.” (Salmo 41, 02).
          Hoje amanheci como a corça que anseia por essas águas vivas. Amanheci querendo silêncio e imaginando qual a melhor forma de encontrar essa fonte de água viva e cristalina; de água que lava e purifica! E qual não foi minha surpresa quando de forma imediata e instantânea me veio a oração. Não que eu não soubesse, sei da importância que uma oração possui na vida de qualquer ser humano, mas fiquei imaginando que outras importâncias além das que eu já conheço possui uma oração bem feita.
             Como cristãos sabemos que a oração é um diálogo com Deus. Mas não é só isso. Uma pessoa que vive uma vida de profunda e intensa oração é uma pessoa que conhece a si mesma, é uma pessoa que de forma mais abrangente irá conhecer a Deus, é uma pessoa que conhece os seus amigos íntimos. É uma pessoa que tem sede e deseja contemplar a face do Pai.
             “Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus?” (Salmo 41, 03)
             Essa face divina só é contemplada quando no ápice da oração já não existe diferença entre humano e Divino, quando no êxtase de profundo liame salutar a nossa capacidade de Deus se manifesta. É neste momento em que cada um de nós reconhecemos sermos meros filhos de Deus há sermos envolvidos em seu poderoso abraço.
            Desta forma, a oração é o único meio de alcançarmos a verdadeira graça que almejamos e que faz bem a nós. Não basta apenas querer, é preciso colocar nas mãos do Pai, pois Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. A oração é o meio de alcançarmos a salvação, pois é por meio dela que ganhamos forças para lutar contra o pecado e tudo o que nos deprime, é a oração o veículo de verdadeira felicidade porque ela nos conduz ao caminho do conhecimento e de elevação à nossa alma a Deus.  É a oração que dá sentido a todas as meditações que surgem em nossas mentes, é por meio dela que descobrimos o sentido real de tudo o que acontece em nossas vidas.
            Não te deprime minha alma, dobrai vossos joelhos e curvai vosso ser e vedes que Deus Pai nunca abandona uma criatura sua. Colocar-se em joelhos é unir-se corpo e alma com Aquele que nos ama de forma incondicional. Dialogai, buscai encontrar no seu íntimo a menor miséria do pecado, e livrai-se dela para que a tentação não nos corrompa de forma a destruir o melhor que temos.
            Como servo e como filho bem amado, juntai-se ao coro de anjos e erguei um grande louvor àquele que nos fortalece e que permite que tudo possamos alcançar por meio do clamor.
             Orar é abandonar nossas dores e unir nosso coração ao coração Imaculado de Jesus!

São Luís, 20/ 05/ 2012
Aline Xavier Bras

5 comentários:

  1. A paz de Jesus e o amor de Maria. Tudo bem?Em primeiro lugar, estava com saudades de suas postagens. Mas vamos ao seu texto, que é belíssimo. De fato, Deus nos ama continuamente, mas nosso amor por Ele, deve ser contínuo, também."A minh´alma suspira por vós, oh, meu Deus, como uma corça que anseia por águas" A Corça é um tipo de animal que não toma qualquer água, toma aquele tipo de líquido que, de fato, irá saciar a sede dela. Assim, é como cada cristão, tem de saber, com alegria, qual é e onde está o verdadeiro manancial da salvação e lá poder beber da água viva que é Deus, nosso Senhor.
    Mas ao crer que é esta a verdadeira água viva, pressupõe também que a pessoa terá que buscar virtudes, como as teologais, como: a fé, esperança e a caridade.Compare seu texto, com este dois que eu escrevi recentemente.
    http://lennyjornalistacatolico.blogspot.com.br/2012/10/cristo-o-verdadeiro-sinal-de-salvacao-e.html
    http://lennyjornalistacatolico.blogspot.com.br/2012/10/reflexao-liturgica-do-dia-26-de-outubro.html

    Percebe que encaixam perfeitamente com o seu.

    Um abraço, paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. de fato meu querido amigo!Percebe-se que o amor de Deus é o único que pode nos conduzir ao caminho certo; percebe-se que a oração será o meio que nos conduzirá ao percurso que nos conduz ao céu e que por meio dela, diante de nossas fraquezas nos tornamos fortes. Diante de tudo o que li nos seus textos ( que são belíssimos), fica claro em minha mente que a cada segundo devemos nos tornar mais e mais violentos neste amor salutar que inebria a nossa alma à medida que nos deixamos conduzir por este fogo que abrasa nossos corações.

    Um forte abraço amado!

    Jesus sacramentado, nosso Deus amado e certeza do céu!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos elogios, agradeço de coração. Acredite numa coisa, existem amizades que sofrem turbulências porque o inimigo tenta semear a desarmonia. Essa semana, lá no bate-papo do Facebook, rezei oração de São Bento para três mulheres que estavam precisando. E quando estava rezando por elas, o Senhor me dizia que, de fato, nós cristãos precisamos meditar a palavra uns aos outros para evitar que aquilo que Deus tão bem construiu possa ir a ruínas. Você concorda? Eu proponho um recomeço entre nós. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  4. Eu aceito Leni, estava com saudades. Não mandei mais sms pq fui assaltada e perdi todos os contato mas sempre pensei e lembrei de vc!

    ResponderExcluir
  5. (22)9976-1241, meu número é esse. Qual é o seu novo?E meu Facebook é esse: https://www.facebook.com/lenieverson.azeredogomes?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir