quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Escolha da verdadeira devoção à Virgem Maria


 
Neste terceiro capítulo veremos as classificações dos tipos de devotos e os sinais de uma falsa devoção. Será dado um alerta que nos atentará para a importância de sermos fieis à nossa devoção. O inimigo sabe como agir quando pretende nos enganar e quando nos deixamos enganar.
A devoção é acima de tudo um compromisso que firmamos; compromisso que nos faz vigilantes, pois é necessário prestarmos atenção em nossas orações. Uma verdadeira oração é mais do que palavras, é uma entrega da alma, quase uma saída do mundo real para o espiritual.
Artigo I: Os sinais da falsa e da verdadeira devoção à Santíssima Virgem
_ Os falso devotos e as falsas devoções à Santíssima Virgem:  todo falso devoto exerce uma falsa devoção, mas nem todos que exercem uma falsa devoção (pois acreditam estarem sendo verdadeiros devotos por fazerem o terço ou o rosário) são um falso devoto. Muitas vezes um devoto passa por momentos de esfriamentos. Talvez o termo falso devoto seja forte em alguns momentos, pois existe um desejo maior de se entregar e ser fiel nas orações, mas em conseqüência da rotina diária, muitos permanecem no desejo, apenas emitindo palavras acreditando esta cumprindo o compromisso. Mas vale a intenção, pois este honrou à sua devoção, porque antes de tudo desejou ser fiel a ela.
Tipos de devotos:
Maria foi o primeiro sacrário vivo. A ela se deve toda a honra e toda a glória.
1_ Devotos críticos: possuem um grande conhecimento, e os utilizam para convencer pessoas sobre as devoções exteriores que expressam.
2_ Devotos escrupulosos: desconhecem  que por meio da Mãe também se chega ao filho e que ao orar diante da Virgem, se ora a Jesus. Desta forma, devemos nos questionar: Se Jesus é o único medianeiro, porque Ele nos deu Maria por mãe?

Jesus sabe de nossas fraquezas e que a batalha espiritual para segui-Lo é grande, logo, é necessária uma intercessora que esteja à frente do campo de batalha, a Senhora do exército.
Toda e qualquer devoção deve nos levar a Jesus, do contrário, nenhuma devoção terá valor se não for o Senhor Jesus exaltado com toda a força de nossos corações.
3_ Devotos exteriores: toda forma de devoção requer que sejamos violentos ao amor de Deus.
4_ Devotos presunçosos: práticas de um verdadeiro devoto
4.1_ estar com a resolução sincera de evitar ao menos todo e qualquer pecado mortal; fazer violência a si mesmo para evitar  pecado; filiar-se a confrarias, rezar o terço, o santo rosário ou outras orações, jejuar aos sábados...
5_devotos inconstantes: são inconstantes em demonstrar e viver a fé.
6_ Devotos hipócritas
7_ Devotos interesseiros: só recorrem à Virgem em prol de algo que beneficie a si próprio.
_Verdadeira devoção à Santíssima Virgem: 1_ Devoção interior: antes de expressarmos a nossa devoção, nós devemos vivê-la dentro de nós; 2_ Devoção terna;  3 Devoções santas;  4_ Devoção constante; 5_Devoção desinteressada: um verdadeiro devoto só deseja agradar e chegar a Jesus.
Artigo II: As práticas da verdadeira devoção à Santíssima Virgem
As principais práticas interiores da devoção à Santíssima Virgem consistem em: Honrá-la como a digna Mãe de Deus, com o culto da hiperdulia; meditar suas virtudes, seus privilégios e seus atos; contemplar suas grandezas; fazer-lhe atos de amor, louvor e reconhecimento; invocá-la cordialmente; oferecer-se e unir-se a ela; iniciar e acabar todas as ações por ela.
Diante de tudo o que foi citado, podemos observar que não existe processo mais perfeito do que a devoção da virgem. Processo este que nos faz compromissados com nossas orações.
Assim, encerro essa formação afirmando que é necessário dá abertura para que o Espírito Santo venha se mover em nós, mostrando-nos como tornarmo-nos  virtuosos e cheios da graça.
São Luís, 02/ 11/ 2011
Aline Xavier Bras

Nenhum comentário:

Postar um comentário