domingo, 14 de agosto de 2011

Quaresma de São Miguel Arcanjo 2011


REFLEXÕES DO RETIRO 


Segunda- feira, 08/ 08/ 2011
Leitura: Deuteronômio 10, 12-22
Música: Deus forte (Filhos de Davi)
Texto: Deus é fiel às suas Promessas...
Promessa de Deus
·         Deus elegerá todas as suas posteridades;
·         Nunca fará distinção de pessoas;
·         Fará justiça aos órfãos e à viúva, e amará o estrangeiro, dando alimento e vestes

Ordem de Deus

·         Temer a Deus, andando em seus caminhos, amando-O e servindo-O de todo o coração e de toda a alma;
·         Observar os mandamentos e as leis de Deus;
·         Cessar de endurecer o coração;
·         Amar todos os estrangeiros;

Princípios que regem o Reino de Deus

Deus faz grandes e terríveis coisas, multiplicando as gerações que o ama e segue suas doutrinas.

Mensagem de Deus para mim hoje

Deus é misericordioso e bondoso. Ele é grande e forte; ama todos os seus filhos sem fazer nenhuma distinção e por essa e outras razões, faz justiça e multiplica a geração que o ama e segue suas doutrinas.

Como aplicar em minha vida

Assim como Deus ama suas criaturas sem fazer distinção, devo amar o meu próximo, pois eles, assim como eu, são imagem e semelhança de nosso Senhor. A semente foi lançada, não em um terreno qualquer, mas na terra do meu coração. A terra do meu coração deve ser fertilizada, e para isso, devo regá-la com os ensinamentos e doutrinas que Deus nos deixou.
Terça- feira, 09/ 08/ 2011
Leitura: Evangelho de São Mateus 18, 1-5. 10. 12-14
Música: Felizes os humildes (Dunga)
Texto: Gratidão pela graça Divina
Promessa de Deus
·         O reino os céus pertencerá aos humildes de coração;
·         Deus sempre vai à busca do filho desgarrado, mesmo que tenha que deixar todos os outros;
·         Jesus salva o filho que se encontra perdido

Ordem de Deus

·         Arrancar aquilo que nos leva ao pecado

Princípios que regem o Reino de Deus

Aquele que se fizer humilde como uma criança será maior no Reino dos Céus;
É necessário arrancar aquilo que nos leva ao pecado para poder entrar no Reino

Mensagem de Deus para mim hoje

A cada dia é preciso renascer com humildade, vencer uma batalha sem cair na vanglória, louvar sempre a Deus pelas graças que se derramam diariamente sobre mim, pois só tenho o que agradecer, mesmo com as dificuldades e com os trabalhos, pois isso não deve ser motivo de tristeza e derrota. “Se os bons combates eu não combater, não serei um bom cristão”. As vaidades do mundo pode me levar a cair na tentação, mas Deus é capaz de deixar todo o seu rebanho para me recuperar

Como aplicar em minha vida

Cada dia é uma vitória, mas haverá dados momentos em que as coisas mundanas me levarão a cair e até mesmo me afastar de Deus, mas Este é o Bom Pastor. Praticar a humildade e exercer a caridade é uma das armas que se tem para sobreviver ao pecador. É necessário ser forte para arrancar à raiz de tudo aquilo que me afasta das coisas de Deus.
Quarta- feira, 10/ 08/ 2011
Leitura: Evangelho de São João 12, 24-36; II Coríntios 9, 6-10

Música: Meu sumo bem (Toca de Assis)

Texto: Meu ideal
Promessa de Deus
·         O Pai honra aquele que serve ao Senhor;
·         O Senhor atrairá todos os homens a Ele ao ser levantado da terra;
·         Onde o Senhor estiver lá estará o servo Dele;
·         O mundo passará por um juízo;

Ordem de Deus

·         Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos surpreendam;
·         Siga-me aqueles que querem me servi;
·         Tenha esperança.

Princípios que regem o Reino de Deus

“Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos surpreendam; e quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, e assim vos tornareis filhos da luz”
“Quem ama a sua vida, irá perdê-la; mas quem odeia a sua vida neste mundo, irá conservá-la para a vida eterna”

Mensagem de Deus para mim hoje

Em nossas vidas passamos por diversas situações que nos levam à dor e à alegria, mas acabamos nos apegando a coisas passageiras e amando mais o nosso estilo de vida do que qualquer outra coisa. O Senhor é bem claro a nos dá o primeiro mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas. Cumprimos com êxito este mandamento? Infelizmente não, porque é difícil acreditar sem ver; por que é difícil abrir mão de bens materiais e viver intensamente aquilo que o Senhor nos pede. Somos come sementes, devemos dá bons frutos, nos enraizar em terras boas, fruto de nosso próprio trabalho, temos que nos enraizar em bens eternos (que serão adquiridas por meio de nosso próprio esforço e  fé em Deus) não em bens que se acabarão com o tempo. Aquele que odeia sua vida irá conservá-la na vida eterna. O nosso maior bem é o Senhor e nele devemos depositar nossa fé e nossa esperança.

Como aplicar em minha vida

Desapegando-me de tudo aquilo que é passageiro, pois devo dá abertura somente às coisas que são de Deus. Devo viver pra Cristo, e cada dia dever ser exercido como se fosse o ultimo, pois ele é precioso por ser presente de Deus. Devo saber em quem deposito as minhas esperanças, pois só assim terei forças para suportar todas as dificuldades sem querer fugir delas. Ter maturidade e aspirar verdadeiramente às coisas de Deus.
Quinta- feira, 11/ 08/ 2011
Leitura: Evangelho de São Mateus 18, 21/ 19, 1
Música: Misericórdia Infinita (Walmir Alencar)
Texto: O Teu desejo é a Tua oração
Promessa de Deus
·         Deus cura os doentes.

Ordem de Deus

·         Perdoar sempre nosso próximo.

Princípios que regem o Reino de Deus

Saber perdoar  nosso próximo quantas vezes preciso for.
Mensagem de Deus para mim hoje

Viver bem consiste em saber viver com nosso próximo. Para que isso aconteça, torna-se necessário aceitar as diferenças e ter paciência para com o outro; saber conviver e perdoa constantemente.
Não perdoar leva-nos ao sofrimento, trás transtornos interiores e sentimentos de culpa. Sentimos dor espiritual, que só finda ao ser perdoado ou  perdoando  alguém.

Como aplicar em minha vida

Saber perdoa é saber aceitar as diferenças e entender que nem tudo é como nós desejamos.
Hoje, passei por um dia muito difícil, nem mesmo esse retiro estava conseguindo realizar. Desesperada, meu medo consistia em não sentir Deus. Queria que alguém dissesse que minha fé era fraca e que deveria acordar, queria questionamentos tais como: que fé é essa que se abala com coisas pouca? Que tipo de cristã você é para na suportar pequenas tribulações? Então, no fim da tarde eu peguei minha bíblia e pedi aos choros que o Senhor me dissesse alguma coisa, pois não suportaria ficar sem senti-Lo, e Deus, na sua fidelidade se fez presentes dizendo: “vinde a mim vós que estais cansado e oprimido, pois meu julgo é suave e meu fardo é leve” e ainda me presenteou com a magnífica.
O quero dizer com tudo isso é que é necessário em nosso dia-a-dia viver em intimidade com nosso Deus, somente assim, teremos conhecimento e experiência no amor salutar que ama a todos e sabe perdoar verdadeiramente.
Sexta- feira, 12/ 08/ 2011
Leitura: Salmo 135
Música: O que agrada a Deus  (Ziza Fernandes)
Texto: Santo é o Templo de Deus que sois Vós
Promessa de Deus
·         Deus criou céu e terra, deu-nos luz e vida. Liberta e conduz o seu povo; deu-nos alimentos e saúde...

Ordem de Deus

·         Louvar sempre a Deus.

Princípios que regem o Reino de Deus

A misericórdia de Deus é eterna.

Mensagem de Deus para mim hoje

Devemos reconhecer todas as coisas que Deus fez para o nosso bem estar e proteção. O Senhor providenciou tudo e deu-nos de tudo para que tivéssemos condições de sobreviver na terra. Nos momentos de perigo, abriu o mar vermelho, deu-nos líderes fiéis e tementes ao amor sublime e misericordioso. Libertou o seu povo e conduziu para um lugar seguro; providenciou alimento e água, para que seus filhos não viessem padecer de fome. Deus é fiel e nunca deixa um filho seu exposto ao perigo e situações delicadas e difíceis.

Como aplicar em minha vida
Louvar e agradecer o nosso bom Deus todos os dias, porque sua misericórdia é infinita.
Quinta- feira, 11/ 08/ 2011
Leitura: Evangelho de São Mateus 18, 21/ 19, 1
Música: Misericórdia Infinita (Walmir Alencar)
Texto: O Teu desejo é a Tua oração
Promessa de Deus
·         Deus cura os doentes.

Ordem de Deus

·         Perdoar sempre nosso próximo.

Princípios que regem o Reino de Deus

Saber perdoar  nosso próximo quantas vezes preciso for.
Mensagem de Deus para mim hoje

Viver bem consiste em saber viver com nosso próximo. Para que isso aconteça, torna-se necessário aceitar as diferenças e ter paciência para com o outro; saber conviver e perdoa constantemente.
Não perdoar leva-nos ao sofrimento, trás transtornos interiores e sentimentos de culpa. Sentimos dor espiritual, que só finda ao ser perdoado ou  perdoando  alguém.

Como aplicar em minha vida

Saber perdoa é saber aceitar as diferenças e entender que nem tudo é como nós desejamos.
Hoje, passei por um dia muito difícil, nem mesmo esse retiro estava conseguindo realizar. Desesperada, meu medo consistia em não sentir Deus. Queria que alguém dissesse que minha fé era fraca e que deveria acordar, queria questionamentos tais como: que fé é essa que se abala com coisas pouca? Que tipo de cristã você é para na suportar pequenas tribulações? Então, no fim da tarde eu peguei minha bíblia e pedi aos choros que o Senhor me dissesse alguma coisa, pois não suportaria ficar sem senti-Lo, e Deus, na sua fidelidade se fez presentes dizendo: “vinde a mim vós que estais cansado e oprimido, pois meu julgo é suave e meu fardo é leve” e ainda me presenteou com a magnífica.
O quero dizer com tudo isso é que é necessário em nosso dia-a-dia viver em intimidade com nosso Deus, somente assim, teremos conhecimento e experiência no amor salutar que ama a todos e sabe perdoar verdadeiramente.
Sábado, 13/ 08/ 2011
Leitura: Evangelho de São João 19, 25-27
Música: Eis aí Tua Mãe  (Vida Reluz)
Texto: Visitação da Virgem Maria
Promessa de Deus
·         Deus deu-nos uma mãe

Ordem de Deus

·         Amar a Virgem Mãe

Princípios que regem o Reino de Deus

“Mulher, eis aí teu filho. Depois disse: Eis aí tua mãe”

Mensagem de Deus para mim hoje

Como já nos dizia São Luís G. Montfort: “Maria é o meio mais rápido de se chegar a Jesus”. O filho, antes de ser elevado ao céu, deu-nos uma mãe que cuida e intercede pelos seus filhos que a buscam no intuito de encontrar conforto e conhecer no mais íntimo de sua alma a grandeza de Deus filho. Maria é modelo não só de mãe, mas de serva fiel, que amava e respeitava seu filho. Esta não se incomodava em ser chamada e mulher, não questionava as ações de seu filho, mesmo não entendendo as razões de algumas atitudes (aqui faço lembrar a agonia em que Maria se encontrou quando Jesus sumiu por 3 dias e foi encontrado no templo). Maria poderia repreendê-Lo, mas sabia ela quem era Jesus e simplesmente silenciou e o mesmo devemos fazer.
Como aplicar em minha vida
Sendo Maria canal de graça e intercessora daqueles que a veneram, precisamos diante das orações praticar esse exemplo de mãe e serva. Silenciar e esperar o kairós com paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário